60 dias para o Encontros 2013

A Equipe do EncontroS 2013, anunciou semana passada lançamento das atividades para a realização do evento!

Logo ext

O EncontroS 2013 ocorrerá no Quilombo Campinho da Independência, na BR 101, KM 584 em Paraty-RJ entreo os dias 15 e 17 de Novembro.

A grande iniciativa em receber o projeto vieram de pessoas, batuqueiros e os próprios moradores da cidade de Paraty-RJ. A parceria foi concretizada com o apoio e incentivo da Secretaria de Cultura do Município de Paraty e da Associação de Moradores do Quilombo Campinho da Independência.

A História do Quilombo do Campinho

O Quilombo Campinho da Independência, comunidade afro-rural está localizado na Região da Costa Verde, pra ser mais preciso, em meio à cobiçada beleza paratyense. Organizado por 3 bravas mulheres, ex-escravas, da Fazenda Independência, Antonica, Marcelina e Luíza, que na segunda metade do século XIX, com a decadência econômica da região e a consequente falência das várias fazendas do local, receberam as terras, agrupando nela o povo que ao longo dos tempos tem resistido social, econômica, ambiental e culturalmente.

Após 3 décadas de luta judicial, recebeu das mãos da governadora em exercício do Estado do Rio de Janeiro,  Benedita da Silva, no ano de 1999 o título de propriedade definitiva do seu território como comunidade remanescente de quilombo, baseada no artigo 68 das Disposições Transitórias.

Hoje desenvolve um programa de Turismo Étnico-Ecológico para melhorar a vida do povo quilombola. Possui uma Casa de Artesanato e um Restaurante Comunitário, que oferece a melhor feijoada da região, incentiva a agroecologia e serve como palco de maravilhosos momentos culturais.

ACESSE O SITE: QUILOMBOCAMPINHODAINDEPENDENCIA.BLOGSPOT.COM.BR

 

O Quilombo do Campinho e os Quilombolas residentes desta comunidade afro-rural abrirão seu espaço para nos receber e estão muito felizes por estabelecer esta troca com o evento, a comunidade local estará participando do evento livremente como contrapartida do espaço. Assim como irão ajudar na logística, refeições e apresentações.

Veja no site do Encontros tudo o que precisa saber. 

Hospedagem

Diferente do ano passado, as acomodações ficarão por conta dos participantes. Foram feitas indicações de campings e pousadas próximos à sede do evento, e os administradores da hospedagem já firmaram parceria com o evento.

Veja a Lista Completa de Acomodações

A Equipe pede a contribuição de todos os participantes para cuidar do espaço e do ambiente que será gentilmente cedido. Ressaltaram que não será de responsabilidade da Equipe da Organização acomodar os participantes.

Inscrição-Abertas3

Cronograma

13/09/2013 – Abertura de inscrições – Inscrições limitadas a 250 pessoas

25/10/2013 – Encerramento dos pagamentos de inscrições;

02/11/2013 – Proposta de cada grupo fazer um Cortejo nas suas localidades para marcar a abertura do Encontros que tradicionalmente ocorria nesta data;

Evento

15, 16 e 17 de novembro de 2013 – Feriado da Proclamação da República
A Estrutura base será a do Restaurante do Quilombo, mais Duas tendas para os bate papos, vivências, apresentações e confraternizações.

Local

Quilombo Campinho da Independência de Paraty.
Estrada Rio Santos BR 101 que liga Paraty a Patrimônio no KM 584;

Valores

LotesValoresData de pagamento
1º Lote a vistaR$ 130,00Até 21/10/2013
2º Lote a vistaR$ 150,00Até 11/11/2013
Ficha de Inscrição

Pelo valor pago cada participante terá acesso aos seguintes itens

Entrada – Camiseta – Programação – Adesivo – Alimentação

Alimentação

No Restaurante do Quilombo, serão oferecidas as refeições, elaboradas com produtos locais, agroecológicos e com todo sabor da comida Quilombola!

Almoço e Jantar para Sexta-feira – 15/11

Almoço e Jantar para Sábado – 16/11

Almoço para Domingo – 17/11

Convidados

  • Mestre Afonso Aguiar Filho do Maracatu Leão Coroado (confirmado)
  • Mestre Gilmar Santana do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (confirmado)
  • Mestre Toinho do Maracatu Encanto da Alegria (à confirmar)
  • Rei Clovis do Maracatu Encanto da Alegria e batuqueiros das Nações (à confirmar)

A Equipe ressalta que apoia Grupos ou Pessoas que queiram realizar parcerias para trazer outros Mestres e convidados e que estão contatando Nações e Batuqueiros de Pernambuco para  participarem com a condição de oferecer hospedagem e alimentação, mas não o translado.

Maiores esclarecimentos envie email para encontros (arroba) maracatu.org.br

Publicado em Blog do Portal por Diego Rojas. Marque Link Permanente.

Sobre Diego Rojas

Sou artista gráfico e desenvolvedor WordPress da Eté Design. Já fiz um palhaço chamado Meleca, já fui assistente de produção de um programa do canal Futura (Boa Notícia), também já carreguei caixa produzindo eventos e videos por uma produtora (ViaTV). Quase-fiz História na USP por 1 ano.