AMANPE: Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco.

 

É com Grande prazer que fechamos uma parceria com a AMANPE: Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco e em breve esperamos hospedar todas ou o máximo as Nações possíveis em nosso Portal.

Fundada no dia 08 de Agosto de 2009, em uma assembléia geral com a presença de 15 maracatus nação, a AMANPE – Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco – vem concentrando suas ações na perspectiva de promover a isonomia entre todos os seus associados, seja apoiando-os no carnaval, seja criando ações que permitam aos mesmos dispor de visibilidade ao longo do ano.
A AMANPE já conquistou ações de grande importância, como exemplo a realização da I prévia da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife (em 2010), o registro em áudio-visual dos desfiles das três categorias do concurso de maracatus da cidade do Recife, além do apoio efetivo para a realização do inventário sonoro que foi gravado de Agosto de 2010 a Janeiro de 2011. E o Inventário que tornou os Maracatus¹* e o Caboclinho patrimônio Imaterial do Brasil iniciado seus tramites em 2012 e 2013 aprovado em Dezembro de 2014.

Nações de Maracatu Filiadas:
Encanto da Alegria, Gato Preto, Almirante do Forte, Cambinda Estrela, Oxum Mirim, Estrela Dalva, Axé da Lua, Porto Rico, Estrela Brilhante do Recife, Raízes de Pai Adão, Aurora Africana, Leão da Campina, Cambinda Africana, Encanto do Pina, Sol Nascente, Nação de Luanda, Tupinambá, Linda Flor, Leão Coroado, Estrela Brilhante de Igarassu, Baque Forte, Xangô  Alafin, Estrela de Olinda, Maracatu Elefante,Tigre.

Nações Filiadas mas sem atividade²*:

Leão de Judá, Encanto do Dendê, Rosa Vermelha e Lira do Morro da Conceição.

Chegando a um total de 29 Nações sendo representada por esta Associação.

Presidente: Fábio Sotero
Vice – Presidente: Wanessa Paula
Tesoureiro: Felipe Itaiguara

 

 

Maracatus¹*: Foi usado o termo no plural pois há dois tipos de Maracatus Nação existente em Pernambuco o de Baque Solto e o de Baque virado.
Nações Filiadas mas sem atividade²*: Estão vinculadas a Federação mais não estão disputando em no Museu.