Nações Parceiras

Destacado

Fechados na parceria Junto a AMANPE( Associação dos maracatus nação de Pernambuco)  e algumas nações de grande importância para a cena maracatuzeira.

Campanha Maracatuteca, “O Baque não pode Parar”

Destacado

Toda iniciativa como esta é vista como essencial não apenas neste momento, mas sim diariamente, preocupados com a situação atual dos Mestres e comunidades do Maracatu Nação a equipe do portal Maracatuteca abriu a Campanha de Arrecadação pra fortalecê-los nesse momento difícil.

Estão listadas as nações em atividade no momento, com as contas bancárias para que sua doação chegue mais rápido a instituição, qualquer valor vai ser bem recebido e ainda tem a possibilidade de adquirir algum produto da agremiação.

Chegou a sua vez de ajudar!

“Vamos devolver à eles um pouco do que nos foi dado com tanta generosidade?
Basta contribuir se for possível, com o mínimo que for, e impulsionar esta campanha.”

(Maracatuteca)

 Clique aqui para doar

Nação Porto Rico Campeão 2020

Destacado

O carnaval de 2020 tem dono, é da comunidade do Bode no Pina mais precisamente na Macaia de Oxossi da Nação Porto Rico, que no dia 23 de fevereiro desfilou Brilho, Luxo e um Baque de Peso e assim deslumbrou os jurados e a arquibancada do Polo das Agremiações na Av. Nossa Senhora do Carmo no Recife.

AMANPE: Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco.

Destacado

 

É com Grande prazer que fechamos uma parceria com a AMANPE: Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco e em breve esperamos hospedar todas ou o máximo as Nações possíveis em nosso Portal.

Fundada no dia 08 de Agosto de 2009, em uma assembléia geral com a presença de 15 maracatus nação, a AMANPE – Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco – vem concentrando suas ações na perspectiva de promover a isonomia entre todos os seus associados, seja apoiando-os no carnaval, seja criando ações que permitam aos mesmos dispor de visibilidade ao longo do ano.
A AMANPE já conquistou ações de grande importância, como exemplo a realização da I prévia da Noite dos Tambores Silenciosos do Recife (em 2010), o registro em áudio-visual dos desfiles das três categorias do concurso de maracatus da cidade do Recife, além do apoio efetivo para a realização do inventário sonoro que foi gravado de Agosto de 2010 a Janeiro de 2011. E o Inventário que tornou os Maracatus¹* e o Caboclinho patrimônio Imaterial do Brasil iniciado seus tramites em 2012 e 2013 aprovado em Dezembro de 2014.

Nações de Maracatu Filiadas:
Encanto da Alegria, Gato Preto, Almirante do Forte, Cambinda Estrela, Oxum Mirim, Estrela Dalva, Axé da Lua, Porto Rico, Estrela Brilhante do Recife, Raízes de Pai Adão, Aurora Africana, Leão da Campina, Cambinda Africana, Encanto do Pina, Sol Nascente, Nação de Luanda, Tupinambá, Linda Flor, Leão Coroado, Estrela Brilhante de Igarassu, Baque Forte, Xangô  Alafin, Estrela de Olinda, Maracatu Elefante,Tigre.

Nações Filiadas mas sem atividade²*:

Leão de Judá, Encanto do Dendê, Rosa Vermelha e Lira do Morro da Conceição.

Chegando a um total de 29 Nações sendo representada por esta Associação.

Presidente: Fábio Sotero
Vice – Presidente: Wanessa Paula
Tesoureiro: Felipe Itaiguara

 

 

Maracatus¹*: Foi usado o termo no plural pois há dois tipos de Maracatus Nação existente em Pernambuco o de Baque Solto e o de Baque virado.
Nações Filiadas mas sem atividade²*: Estão vinculadas a Federação mais não estão disputando em no Museu.

I Congresso Nacional de Maracatu Nação

Novembro é o mês da Consciência Negra tendo o seu Vigésimo dia como a data comemorativa, ela foi escolhida para homenagear a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de Novembro de 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo negro contra o sistema escravista. Este dia é considerado o mais importante do calendário no reconhecimento dos afrodescendentes dentro da sociedade brasileira, muito mais do que as Leis promulgadas em que antecederam este dia, ( 04 de Setembro de 1850 Lei Eusébio de Queirós, 12 de Maio 1871 Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco, 28 de Setembro de 1885 Lei do Sexagenário ou Lei Saraiva-Cotegipe, 13 de Maio de1888 Lei Áurea).
O mês abre promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam as reflexões da Cultura Africana dentre outros assuntos sucintos como: Religiosidade, Racismo, Igualdade Social, Inclusão dos Negros na Sociedade.

 

O 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação vem com o objetivo de congregar macaratuzeiros, bricantes, pesquisadores e entidades públicas para discutir o passado, presente e futuro deste brinquedo popular que em 2014 foi inscrito pelo Iphan no Livro de Registro das Formas de Expressão, no rol dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil.
Em sua primeira edição o evento terá como foco dos debates e das atividades o Plano de Salvaguarda deste patrimônio, pendente de elaboração desde o tombamento.  Contará também com a Apresentação de Trabalhos Acadêmicos, Pesquisadores convidados, Rodas de Diálogo, Sessões de Educação Patrimonial com Estudantes de Ensino Fundamental e Médio, Painéis e Celebrações.


O encerramento se dará com um grande encontro de batuqueiros, a ser realizado no bairro do Recife Antigo reunindo amantes da cultura do maracatu de Baque Virado, integrantes de Nações de Maracatu de Pernambuco, Maracatus Parafolclóricos e Grupos Percussivos de todo país.

O evento é uma realização da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco – Amanpe, da FUNDARPE, da Prefeitura do Recife através de sua Secretária de Cultura – Secult e Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural – DPPC, do IPHAN-PE.

 

Clique e veja a programação completa!

 

Oficinas Segundo Semestre! Nação Cambinda Estrela

Fundado em 07 de Setembro de 1935 no auge dos seu 84 anos de resistência o estilo que é feito pela Nação Cambinda Estrela é exclusivo, tem o José Tercílio como um dos muitos mestres maracatuzeiros que o Recife já possuiu e sua sede fica localizada em Chão de Estrelas, zona norte do Recife. A Agremiação também possui o Centro Cultural que leva seu nome. O mestre Adriano Santos está em São Paulo com os Irmãos do Maracatu Mucambos de Raiz Nagô para uma vivência com muita ancestralidade.

 

Acompanhe a Nação pelo TV Cambinda no Youtube acesse e se inscreva! 

Oficinas Segundo Semestre!

A Nação da saudosa  Rainha Dona Olga  O Estrela Brilhante de Igarassu volta a São Paulo com o seu Mestre de Peso Gilmar para uma oficina no Mucambos de Raiz Nagô.  No próximo domingo dia 13/10/2019 no Galpão Cultural Jabaquara  que fica localizado na Avenida Barro Branco 776 no Jabaquara SP.

 

Estrela de Aruanda convida!

Você que vai estar em terras mineiras neste feriado e quiser tocar um bom maracatu o Estrela de Aruanda está levando seu padrinho o consagrado Rumenig Dantas Batuqueiro de responsa da Nação do Maracatu Porto Rico para uma vivência com muito axé e fundamentos.

Estrela de Aruanda convida o padrinho Rumenig Dantas

Maracatu Texas US convida!

O estado Americano Texas nos Estados unidos também tem maracatu gente, está levando o Pitoco de Airá para passar os seus conhecimentos da percussão estrelada aos seus integrantes.É o maracatu de baque virado na terra do Tio Sam.

 

Contra Mestre Pitoco de Airá.

Nação Estrela Brilhante no Rencontre!

A Nação Estrela Brilhante do Recife estará bem representada em Paris – FR de 05 á 07 de julho no rencontre. Um dos seus contramestres o Pitoco de Airá batuqueiro consagradíssimo vai representar as cores Azul e Branco com o axé das calungas Joventina e Erundina e o Mestre Cangarussu.

Contra Mestre Pitoco de Airá.

 

La Rencontre Internationale de Maracatu

O Encontro Internacional de Maracatu tem como objetivo de reunir em Paris pessoas em torno de uma paixão comum : maracatu baque virado. Aberta para todos, individualmente ou em grupo, este Encontro propõe 3 dias de workshops de dança e percussão.
Representantes de nações (grupos fundadores) de maracatu de Pernambuco, são convidados para transmitir sua sabedoria e historia aos percussionistas e bailarinos de todos os horizontes.

 

Turnê Europa Mestre Chacon

Mestre da Nação do Maracatu Porto Rico e babakekerê  do Ylê Axé Oxóssi Guangoubira viaja em mais uma temporada pela Europa levando o Baque das Ondas para o velho continente a sua primeira parada é em Paris-FR  no Rencontre Internationale de Maracatu com o axé dos dos orixás.

Novo Lar para a Nação Encanto do Pina

O espaço físico onde se encontra a sede da nação do Maracatu Encanto do Pina e o seu Ilê, o Axé Oxum Deyn não comporta mais a grandeza de seus trabalhos sociais existente a necessidade urgente de uma reforma e o orçamento que a nação tem não custeia toda a obra. O Maracatu Encanto do Pina, tem um projeto para a reforma da sede concebido na parceria entre a Arco Construtora (empresa júnior de arquitetura da UFPE) com mais uma empresa Junior de Engenharia civil chamada Prisma e junto com a  Projecity Soluções em Engenharia que irá fazer a execução do projeto. E como foi dito a instituição ainda não tem o recurso suficiente pra a execução inteira, de seus novos espaços e por causa disso,estão lançando a campanha pra arrecadar esse dinheiro, então a meta é arrecadar R$ 15.000.00 para finalizar estes custos e assim tirar essa reforma do papel e nós que fazemos o portal maracatu.org.br damos nosso total apoio para que este trabalho prospere e mais e mais tirem as crianças do risco eminente da violência que assola nosso país. Então por favor vamos ajudar os nosso irmãos e irmãs da nação do Maracatu Encanto do Pina.

link da Campnha 👇

https://benfeitoria.com/novolar

Estrela Brilhante do Recife Campeão 2019

 

O ano de 2019 foi um ano de reestruturação para a bateria da nação estrela brilhante do Recife com a saída do Mestre Walter França que liderava os tambores furiosos do mestre Cangarussu e das calungas Joventina e Erundina. Mas se enganou quem pensou que eles viriam abatidos com a saída do mestre, desde 1992 como integrante da nação estrelada o Fábio mais conhecido como Fabinho já vinha sendo o substituto  no apito em apresentações que o antigo mestre não poderia ir. E assim comandou a bateria estrelada junto com mais duas referencias que fazem o circuito de oficinas representando o pavilhão estrelado Pitoco de Airá saindo pela primeira vez em 1996 e Thiago Nagô integrante desde de 1997.

 

Mestre Fabinho

Pitoco de Airá

Thiago Nagô

Encanto da Alegria Campeã 2018

Em 10 de Dezembro de 1998 nascia a Maracatu Nação Encanto da Alegria, fundado pela Yalorixá filha de Xangô e Iansã Ivanize Maria Tavares, Que antes era Rainha do Leão de Judah onde foi trocada pela sua idade mais avançada por uma Rainha mais nova, mas mesmo assim ela não desistiu e concebeu sua nação no Bairro de Água Fria. Hoje seu atual Presidente se chama Clovis Cosmos que também é o Rei da nação.

Teve como Primeiro Mestre (Antonio Pereira de Sousa) Mestre Toinho que vinha do maracatu Cambinda Estrela de Casa Amarela (Um dos bairros de Recife) foi mestre também da Nação Elefante da saudosa Dona Santa, foi Pupilo do saudoso Luís de França do Maracatu Leão Coroado. Antes de sair da nação por questões de saúde deixou sua cria o Mestre Felipe no comando e ao seu comando leva o E.A. para seu primeiro campeonato.

Fundadora: Rainha Ivanize

Presidente e Rei: Clóvis Cosmos

Mestre Toinho

Mestre Felipe