Eternas Saudades do Mestre dos Mestres!

Destacado

Juvenal de Holanda Vasconcelos,mais conhecido como Naná Vasconcelos, Eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista americana Down Beat (votação feita pelos críticos musicais da revista), e ganhador de oito prêmios Grammy (brasileiro com mais prêmio Grammy), era considerado uma autoridade mundial em percussão.

O músico, que comandou a abertura dos festejos de momo por 15 anos junto com as Nações de Maracatu de Baque virado são os responsáveis pela valorização da cultura negra e sua ancestralidade aflorada, valorizou também a percussão e dança brasileira, fazendo do Berimbau um instrumento solista em qualquer grupo, que seja de Jazz ou Orquestras Eruditas, exaltando a influência Afro-brasileira.

 

nana1

Campeãs 2017!

Destacado

Nós que fazemos o Maracatu.org.br  parabenizamos Todas as nações pelo grandioso carnaval de resistência e amor a sua ancestralidade. Em especial a nação do Maracatu Porto Rico pelo bicampeonato e a Nação Cambinda Estrela do Bairro de Chão de Estrelas pelo campeonato do grupo 1 e seu retorno ao Grupo Especial!
17097810_1249023015181668_2474302156378966430_ocambinda

Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil: Maracatu Nação, o Maracatu Baque Solto e o Cavalo Marinho.

Destacado

O Maracatu Nação, Maracatu Baque Solto e Cavalo Marinho – expressões culturais e musicais repletas de simbologia – foram tombados como Patrimônio Imaterial do Brasil. A decisão foi tomada por unanimidade durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do IPHAN, no dia 03/12/2014 em Brasília (DF).

Quem comemorou o título dado aos maracatus e cavalo marinho foi Fábio Sotero, presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco e que acompanhou desde o início o processo de construção da candidatura ao título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. “Participei da equipe que fez o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), e foi um processo de muito envolvimento e fortalecimento dos Maracatus Nação. Este é um passo importante, porque somos uma das manifestações culturais mais antigas deste estado”, explica Fábio Sotero.

Segundo ele, existem cerca de vinte e cinco grupos de Maracatu Nação em Pernambuco e deste total, entre dez a quinze estão ativos. “Esta titulação com certeza nos trará mais respeito e vai fortalecer principalmente os maracatus menos conhecidos”, reforça Fábio.

Maracatu Nação

Também conhecido como Maracatu de Baque Virado, apresenta conjunto musical percussivo e um cortejo real que sai as ruas durante o carnaval. No cortejo, há rei, rainha e outros personagens como baianas e orixás. Esse maracatu é entendido como forma de expressão que congrega relações comunitárias, compartilhamento de práticas, memória e fortes vínculos com o sagrado.

Maracatu Baque Solto

Ocorre durante as comemorações do Carnaval e da Páscoa. Compõe-se de dança, música e poesia e está associado ao ciclo canavieiro da Zona da Mata. As apresentações ocorrem na Região Metropolitana do Recife e outras localidades. Os mais antigos maracatus têm sua origem em engenhos por trabalhadores rurais, trabalhadores do canavial, cortadores de cana-de-açúcar, entre fins do século XIX e início do XX.
Diferente do Maracatu Nação, o Maracatu Baque Solto é um resultado da fusão de manifestações populares, como Cambindas, Bumba-meu-boi, Cavalo Marinho e Coroação dos Reis Negros.

Cavalo Marinho

É uma brincadeira popular que envolve performances dramáticas, musicais e coreográficas durante o ciclo natalino. Quem participa, em geral, são os trabalhadores da Zona da Mata, mas também há apresentações na região metropolitana do Recife e de João Pessoa (PB), entre outras localidades.
No passado, tinha lugar nos engenhos de cana-de-açúcar. Durante a apresentação, representam-se cenas do cotidiano e do mundo do trabalho rural, com variado repertório musical, poesia, rituais, danças, linguagem corporal, personagens mascarados e bichos, como o boi e o cavalo (que dá nome à brincadeira).

Fontes: Ministério da Cultura e Portal Cultura.PE

Mapeamento do Maracatu

Destacado

destaque_mapeamento

TECNOLOGIA SEM FRONTEIRAS

O QUE É?

O Maracatu.org.br criou o Mapeamento de Grupos e Nações de Maracatu de Baque Virado. Esta nova plataforma digital pretende reunir informações sobre grupos e nações de maracatu de todo o mundo, de maneira visual.

 POR QUE FOI CRIADO?

No início do projeto EncontroS 2012, a equipe desenvolveu uma pesquisa para reunir os interesses e sugestões dos grupos em relação ao projeto, com isso foram coletados diversos dados sobre a configuração atual de cada grupo que respondeu. Até a concretização do projeto, em novembro, a pesquisa tinha recebido 78 respostas de todo o mundo; dentre elas estão presentes grupos de maracatu, grupos percussivos que trabalham o gênero e também Nações.

Com o desenvolvimento do projeto e a parceria com o portal Maracatu.org.br, que fez o site do Encontros, ficou nítido o interesse de todos de publicar de alguma forma esse grande número de dados acumulados. Desta forma customizamos uma tecnologia que organiza as informações de maneira georeferenciada.

 COMO FUNCIONA?

Foi feito com o Tema para WordPress Mapas de Vista, criado pelo HackLab. Ela permite a criação de pontos nos mapas para receberem conteúdos. Os Grupos e/ou Nações que tiverem interesse de participar devem responder a pesquisa. Este é um trabalho permanente que pretende agregar o máximo de informações de Nações e Grupos nesta plataforma digital. Participe!

ACESSE AGORA O MAPEAMENTO.MARACATU.ORG.BR 

Nova versão do Site!

Destacado

header_fazendo

Olá Brincantes!

É com muito prazer que anunciamos o novo portal Maracatu.org.br com muitas novidades e rodando com a nova versão do WordPress, 3.5. Foram quase dois meses de trabalho, confira.

Saiba as Novidades

  • O portal foi todo refeito e atualizado, com recursos extras e novos Temas para criação do sites disponíveis. Você pode ver uma demo do site em funcionamento. Saiba Mais.
  • Podemos criar facilmente novos sites para os novos integrantes que estão por vir, as inscrições estão abertas novamente! Confira.
  • O Login de todos os sites foi unificado e você pode usar sua conta do Facebook para entrar. Veja.
  • O Portal vai manter o seu próprio Blog com colunistas convidados e matérias sobre o Maracatu.
  • Estamos definindo diversos plugins (complementos) do WordPress para o uso do Facebook, Twitter, Upload de Músicas, Fotos e Vídeos. Estaremos disponibilizando continuamente documentação sobre o uso dessas ferramentas.
  • Agora o Portal vai ter uma newsletter bimestral, faça o seu cadastro e receba as novidades de nossa Rede. Se tiver interesse em publicar algo escreva para contato@maracatu.org.br.
  • Estamos remodelando a Central de Ajuda do Portal, um lugar de referência para quem está fazendo.maracatu.org.br.
  • Todas as dúvidas em relação ao uso da ferramenta pelos Grupos e Nações deverão ser enviadas para o email suporte@maracatu.org.br

A lista comunidade@maracatu.org.br ja está ativa, inscreva-se!

Uma lista de e-mails de Grupos e Nações para ajudar na formação de uma Rede de ações foi criada. As mensagens da lista estarão sujeitas a moderações. Serão exclusivamente aceitas mensagens sem fins comerciais contendo: informações sobre o Maracatu; Ações da rede de seus Brincantes; Divulgação de trabalhos, projetos e apresentações de Maracatu de Baque Virado.

Inscreva-se na lista 

Mapeamento do Maracatu

Customizamos uma solução de de Georeferenciamento para fazermos o Mapeamento dos Grupos e Nações ao redor do planeta. Saiba mais.

Veja o Mapeamento

Em breve mais novidades!

Grupo Abayomi Convida

Todos Convidados para conhecer Bauru – SP.

“E sentir como é comer um Bauru de verdade”

O Maracatu Abayomi convida a todos para a oficina com o Ogan e Batuqueiro Rumenig Dantas, Padrinho do Grupo, com muito axé na casa da Capoeira na praça Mestre Bimba, só axe nessa oficina!

Infos Clica no Flyer!

 

nik

Itaomi Convida!

Em Ubatuba se dá o incio das oficinas 2017 do batuqueiro e Ogan Rumenig Dantas e Karol Araujo ambos das duas Nações da zona sul de Recife, quem estiver para as bandas do litoral Norte paulista está mais do que convidado para ver o verde e vermelho brilhar junto com a menina dos olhos de Oyá!

Muito axé envolvido nessa oficina que se incia hoje dia 10 e vai até o próximo dia 12!

Informações Clica na foto!

itaomi

Mestra Joana Cavalcante recebe Homenagens.

Neste dia 08 de Março, tão significativo para todas que estão em busca de igualdade, a Yakekerê Mestra Joana Cavalcante – a única Mestra de Maracatu de Baque Virado, à frente da Nação do Maracatu Encanto do Pina e idealizadora e coordenadora do Maracatu Baque Mulher – recebeu esta – entre outras homenagens – no programa Ritmos de Pernambuco transmitido pela Cine TV Nordeste via Facebook.

Confira o conteúdo completo do programa!

 

No Carnaval 2017, Mestra Joana também foi homenageada pelo Afoxé Omô Nilê Ogunjá, como você pode conferir clicando na foto.

Mestra Joana

A Equipe maracatu.org.br parabeniza a Mestra, com muito asè!!

 

 

3° Xirê Mukumby de Maracatu

O grupo Sorocabano filho das Nações Porto Rico e Encanto do Pina realizará de 24 a 26 de Março, o terceiro encontro encontro dos Filhos das Nações, com as presenças confirmadas do Mestre Chacon, Mestra Joana, da Dama de Paço Tenily Guian, dos Ogans Deivson Santana, Rumenig Dantas, Luiz (Água), E pela primeira vez no Evento a Presença do Edney Silva e Vitor Souza dois dos Carnavalescos da Nação Porto Rico, A Baiana Rica Jean de Oyá E os batuqueiros Jaimison e Lany Moura – ambos que tocam nas duas Nações.

Então, encontro Marcado no fim deste Mês em Sorocaba!

Infos clica no Flyer!

mukumby

chacon Joanalannynegaoedneyjeanvitortenilynikaguajaime

Encanto do Pina 37 anos de Resistência!

Fundado em 03 de Março de 1980, pela Yalorixá Maria José da Silva conhecida como Mãe Maria de Sônia, Filha de Santo do Babalorixá Eudes Chagas o Rei da Nação do Maracatu Porto Rico.

O Encanto do Pina é atualmente uma das mais importantes nações de maracatu de baque virado de Pernambuco tem a primeira Mestra de maracatu Nação daquele estado Mestra Joana Cavalcanti que além de lutar pela igualdade dos gêneros é a Yakekerê do Ylé de Oxum Deym, terreiro de mãe Maria da Quixadá, líder espiritual da Nação e onde se encontra a sua Sede.

encanto

Mestra Joana Cavalcante em vivência pelo Brasil!

Joana D’arc da Silva Cavalcante – Mestra Joana, Yakekeré Mãe Joana da Oxum – é uma das artistas populares pernambucanas de grande projeção no cenário do país. É a única mulher, até nossos dias, a coordenar e apitar o batuque de um maracatu de baque virado, Nação Encanto do Pina, além de liderar dois outros grupos: Baque Mulher e Mazuca da Quixaba. É também coordenadora e coreógrafa do naipe dos Agbês da Nação do Maracatu Porto Rico.
Como professora de maracatu – batuque e dança – tem viajado desde 2008 para o nordeste, sul e sudoeste do Brasil divulgando seus conhecimentos e formando novos batuqueiros.

Entre os meses de maio e agosto Mestra Joana estará em vivência entre o Sul e Sudeste do país, visitando vários grupos.

Agenda Mestra Joana

Nos dias 11 e 12 de junho acontece o II Intensivão de Agbês com a Mestra e mais duas batuqueiras das duas Nações – Ju Viana do grupo Maracatucá de Campinas/SP e Roberta Marangoni do grupo Maracatu Ouro do Congo de São Paulo/SP.

Intensivão de Agbês

Grupos do interior de São Paulo recebem Mestre Gilmar

O Grupo de Maracatu Baque de Santa receberá, no dia 01/06 (quarta-feira) das 18h às 22h, o Mestre Gilmar Santana da Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu para oficina de Baque Virado com sotaque desta Nação que é uma das mais antigas em atividade, é patrimônio vivo de Pernambuco.

No dia 31 de Maio ele estará em oficina em Jacareí/SP com o Grupo de Percussão Batucaia. Saiba mais informações na página do Evento no Facebook!

13220688_908829979229569_700396124937391552_o

O Maracatu Nação Estrela Brilhante de Igarassu, com fundação em 1824, tem sede no município de Igarassu, PE. A rainha desta Nação se chama Dona Olga, matriarca da Nação, que veio a falecer no ano de 2013.
Mestre Gilmar é filho de Dona Olga e um dos encarregados a substitui-la. Com 5 anos de idade Gilmar já brincava o Maracatu, com 16 anos tornou-se Mestre da Nação Estrela Brilhante de Igarassu, e ainda puxa o tão famoso Côco de Roda de Igarassu que só pode ser escutado lá.

Fonte: Páginas dos grupos no Facebook.

II Encontro Navegante de Maracatu – Gèlèdé

No dia 28 de maio (sábado), no Memorial da Classe Operária – UGT, acontecerá a NOITE CULTURAL do II Encontro Navegante de Maracatu – Gèlèdé. O evento contará com a participação de Robsom Selectah e das bandas Bambáfrika e Leser Mc, Cataia (Sorocaba/SP), Bat Macumba Samba Reggae e Maracatu Baque Mulher (Recife/PE).

Veja só um teaser de como foi o primeiro encontro em 2015, registrado pelo pessoal do no Baque do Maracatu.

Os ingressos para o evento podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível com integrantes do Maracatu Navegante ou em um dos pontos de troca: Memorial da Classe Operária – UGT (Rua José Bonifácio, 59 – Centro),Casa das Artes (Rua Espírito Santo, 110 – Sumarezinho) e Coletivo Fuligem(Travessa Tuiuti, 55 – Jd. República). Os alimentos serão doados à CrecheSonho Real Ribeirão Preto.

NÃO HAVERÁ VENDA OU TROCA DE INGRESSOS NA PORTARIA!

Informações: (16) 99175-1001| (16) 98214-7924 ou Facebook do Maracatu Navegante.