As Nações

As Nações de Maracatu são os grupos tradicionais, muitas vezes seculares e na maioria dos casos ligados a religião de matriz africana e/ou ameríndia, como o Candomblé ou Xangô e também a Jurema Sagrada.

Entre si, são similares na essência, mas diferentes na maneira de realizar suas atividades, desde a relação com a religião, com a sua comunidade, até a execução da música.

Nas suas apresentações ou cortejos, são formadas por dois elementos principais presentes em todas as Nações: a corte e um grupo de percussionistas/batuqueiros ou ainda bateria.

A corte é composta por um conjunto de personagens que podem apresentar variações de acordo com a Nação, no entanto todas trazem as figuras da Rainha e do Rei, a Dama do Paço responsável por carregar a Calunga e o Porta-Estandarte responsável por carregar o estandarte ou pavilhão.

O número de batuqueiros na percussão das Nações de Maracatu pode variar assim como os instrumentos usados, na prática, a grande maioria utiliza as Alfáias (chamadas também de bombos ou zabumbas), as Caixas de Guerra e o Gongue, mas existem ainda os Taróis, os Abes/Agbes, os Mineiros/Ganzás e os ‘ Tambores de Mão’, cujo uso varia entre as nações.

Veja outras explicações sobre os personagens da corte:

na Fundação Joaquim Nabuco | na Wikipédia

Alguns sites e páginas de Nações de Maracatu de Baque Virado:

Maracatu Nação Porto Rico – Recife – PE

Nação Estrela Brilhante de Igarassú – Igarassú – PE

Nação Estrela Brilhante de Recife – Recife – PE

Nação Leão Coroado – Olinda – PE

Maracatu Na̤̣o Encanto da Alegria РRecife РPE

Nação de Maracatu Cambinda Estrela – Recife- PE

Na̤̣o do Maracatu Encanto do Pina РRecife РPE

Maracatu Na̤̣o Almirante do Forte РRecife РPE

Mas além destas existem muitas outras Nações de Maracatu que não possuem página na internet como:

Cambinda Africana, Nação Elefante, Gato Preto, Axé da Lua, Sol Nascente,Aurora Africana, Nação de Luanda, Leão da Campina, Estrela Dalva, Oxum Mirim, Linda Flor, Encanto do Dendê, Raizes de Pai Adão, Leão de Judá, Estrela de Olinda entre outras.

“No Museu”

Existem também diversas Nações que não estão mais em atividade. Na linguagem popular diz-se que elas foram para o museu, o que pode significar que seus instrumentos, indumentárias e Calungas foram recolhidos para o Museu do Carnaval, ou que simplesmente deixaram de existir.