Histórico

O Maracatu.org.br é uma ação que foi idealizada por Marcio Lozano  no começo de 2009 e, desde então, desenvolvida por Diego RojasGuga , Jota e o próprio Marcio. A primeira versão do WordPress do Portal (ainda MU) foi realizada pelo HackLab e foi lançada em 17/04/2009 junto com alguns plugins iniciais customizados para o portal.

A Logo do Projeto foi criada pelo artista plástico Thiago Gualberto junto com diversos outros materiais usados no visual da primeira versão do site (2009), que teve a contribuição do Jota. O Design Gráfico do portal atual (2013) foi criado e é mantido por Diego Rojas, as ilustrações foram feitos por João Vaz. Atualmente a responsável técnica pelo portal é a empresa Brasa.

Os temas dos sites dos Grupos e Nações tiveram contribuições e/ou foram desenvolvidos até agora, por: Eve14, Jota, PolonesLelo MoraisGuto de Lima e Diego. A Hospedagem do site é a BlueHost e seu custo hoje é mantido pelo Portal .

O projeto já foi contemplado por 2 Editais públicos que viabilizaram a ação até hoje. No começo de 2009, ganhou o VAI da Sec. Municipal de Cultura de São Paulo e no final de 2010 o ProAC da Sec. de Estado da Cultura de São Paulo. Com esses editais realizou: 9 Oficinas presenciais com grupos de todo o Estado; Cortejo de Lançamento do site em 2009 no centro de São Paulo; Encontro de Grupos no Museu Afro em 2010; Produção e Comunicação do EncontroS 2012.

Atualmente se organiza como uma equipe fixa somente Diego e Água. É importante dizer que o Maracatu.org.br não visa qualquer tipo de lucro para seus participantes e realizadores, mas precisa criar sua forma de sustentabilidade, de qualquer forma o principal intuito é que os Grupos e as Nações, tenham total autonomia na organização e publicação de seus conteúdos e que seus sites formem um grande conjunto de informações e referências sobre o Maracatu de Baque Virado na atualidade.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO